O QUE É TEMPERAMENTO?


O temperamento afetivo é um conjunto de tendências de comportamento com as quais já se nasce. Ele tem sido identificado como um núcleo biológico e relativamente estável da personalidade, cuja expressão se relaciona com o nível de atividade do indivíduo, ritmos, estados de humor predominante e pensamentos. Por outro lado, o conceito de personalidade envolve um conjunto de características pessoais mais amplas, em que grande parte delas foi aprendida a partir da vivência no ambiente.

O estudo do temperamento remonta à Teoria dos Humores Greco-romana, em que os temperamentos definem um padrão de reatividade emocional. No início do século XX, Emil Kraepelin propôs quatro tipos temperamentais (depressivo, maníaco, ciclotímico e irritável) que estariam presentes como manifestações precoces dos transtornos de humor. Akiskal e colaboradores atualizaram o conceito de temperamento afetivo e o reclassificaram em cinco tipos predominantes: ciclotímico, hipertímico, ansioso, depressivo e irritável. Existem outros modelos teóricos sobre o temperamento, mas na pesquisa deste site se está utilizando o de Akiskal.

Além de contribuir para o entendimento conceitual da personalidade em geral ("jeito de ser" de cada pessoa), pesquisas sobre temperamento tem agregado conhecimentos sobre as formas dos indivíduos lidarem com os desafios cotidianos, escolhas, bem como sobre forças e vulnerabilidades para certas atividades ou contextos.

Importante ressaltar que não existe personalidade ou temperamento melhor que o outro. As características pessoais podem ser mais ou menos adaptativas em diferentes situações. Além disso, ninguém possui traços de um só tipo. Na verdade, as pessoas tem proporções diferentes dos traços de cada tipo temperamento.

Por uma questão de viabilidade técnica, o feedback da pesquisa mostrou o que você teve mais pontos, baseado em suas respostas. A seguir, você pode saber mais sobre os tipos de temperamento:

Hipertímico

Hipertímico, Caracterizado por elevada energia, dinamismo e tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Busca novidades e sensações prazerosas, além de ter bastante persistência na busca dos objetivos. Tende ao bom humor e a ser entusiasmado, extrovertido, impulsivo, otimista, curioso, confiante e se diverte facilmente. Em geral, resiste bem a pressões e desafios e sua capacidade de comunicação favorecem o desenvolvimento de uma liderança. Pode pecar por excesso de ousadia, de confiança, impulsividade e atividades repetitivas, que exijam paciência e persistência, são menos toleradas. Pela característica de frequentemente explorar novas sensações ou situações novas, é preciso cuidado com o uso de álcool ou outras drogas ou de se envolver em situações novas ou extremas que lhe tragam riscos.

Ciclotímico

Ciclotímico, Caracterizado por tendência à alternância frequente de humor, sendo este imprevisível e instável, mudando de estado emocional rapidamente ou desproporcionalmente aos fatos. Há períodos em que se sente com grande energia e entusiasmo, que se alternam com lentidão, perda de interesse, apatia e desânimo. Pode se apresentar com pensamento rápido/aguçado, linguagem irônica, humor tristonho ou brincalhão, momentos de introversão e extroversão, além de excesso ou pouca necessidade de sono. No âmbito do trabalho, preferem ambientes menos controlados, com mais liberdade para produzir e são conhecidos por sua criatividade e inovação. O ciclotímico se entusiasma para iniciar novos projetos, porém a rotina o entendia facilmente e há grande chance de abandonar trabalhos pelo caminho. A instabilidade das emoções neste tipo de temperamento tem sido associado com o uso abusivo de álcool ou outras drogas como uma expressão da busca por novas sensações/prazer em alguns momentos e/ou para amenizar ansiedade, tristeza ou baixa energia em outros.

Ansioso

Ansioso, Caracterizado por tendência a ser mais vigilante e preocupar-se mais do que pessoas com outros temperamentos. Frequentemente há insegurança, apreensão e evitação de riscos, investindo sua energia mental nos problemas reais, nos prováveis e até nos improváveis. Costumam se dar bem em seus trabalhos pela dedicação, sensatez e zelo, mas o excesso disso atrasa a execução de trabalhos. Nos relacionamentos, os ansiosos podem ser difíceis de fazer vínculo, mas, depois de feitos, buscam mantê-los. Sob situações de intenso estresse, a ansiedade comumente se acentua prejudicando as atividades de rotina (ansiedade manifestada, por exemplo, com sintomas de agitação, preocupação e medo inapropriados, dormência ou formigamento, incapacidade para relaxar, coração e respiração acelerados, tremores, dificuldade de respirar).

Depressivo

Depressivo, Caracterizado por tendência à tristeza, preocupação excessiva, timidez, melancolia, baixa auto-estima, indecisão e atitudes mais passivas. Indivíduos com temperamento depressivo também são mais reservados, introvertidos, reflexivos, não gostam muito de mudanças e preferem rotinas e ordem. Há pouca iniciativa e ambição, preferem ouvir a falar e costumam ver o lado negativo das circunstâncias, desistem com certa facilidade diante de obstáculos, bem como apresentam menor concentração no que fazem. A pessoa com temperamento depressivo comumente é mais sensível diante do sofrimento alheio. Em excesso, isto pode desencadear ansiedade e inibição desproporcional. Além disso, a recuperação emocional diante eventos desagradáveis/estressantes na vida tende a demorar mais, trazendo sofrimento psicológico e dificuldades para as atividades do dia-a-dia.

Irritável

Irritável, Tende a impressionar as pessoas por ser muito direto, sincero e determinado. No trabalho, pode ser obstinado e persistente. No campo intelectual costuma ser teimoso, com ideias bem fundamentadas e convictas. Outras características comuns são extroversão, impulsividade, desconfiança, ?pavio curto? e coragem para o combate. Expressa raiva diante de frustrações com facilidade. Com a maturidade, tendem a aprender a lidar com as situações estressantes. Sob situações de intenso estresse, o tipo predominantemente irritável pode ter problemas com atitudes agressivas e impulsivas, levando a consequências pessoais adversas.