Perguntas frequentes

Tente um novo login. As respostas do último questionário que você estava respondendo ficarão disponíveis por até 30 minutos. Assim, reinicie imediatamente para completá-lo. As respostas dos questionários já finalizados permanecerão gravadas, e você tem até 5 dias para completar todos os questionários da pesquisa.
Serão registrados os questionários concluídos. Se a conexão for interrompida antes de terminar um questionário, o participante terá de fazer novo login e recomeçá-lo. Para o questionário incompleto, as respostas preenchidas até o momento da interrupção permanecerão gravadas por até 30 minutos. Isto é necessário para manter a consistência dos instrumentos utilizados na pesquisa. As respostas dos questionários já completados permanecerão armazenadas, e você tem até 5 dias para completar todos os questionários da pesquisa.
A pesquisa desenvolvida por meio deste site é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
SIM. Houve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Walter Cantidio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará.
Somente brasileiros podem responder, ou seja, se você é estrangeiro deverá ter cidadania brasileira. Caso possuir cidadania brasileira, na janela de cadastro após o login selecione a opção "Outro" no campo "Nacionalidade" e "Tenho cidadania brasileira" no campo "Cidadania". Preencha as demais informações sobre local de residência. Caso resida no Brasil, selecione o local de residência.
Sim. Na janela de cadastro após o login, preencha as informações de "Naturalidade". Escolha a opção "Não" em "Reside na cidade onde nasceu?", e informe "Fora do Brasil" no campo "Estado" (o campo "Cidade" ficará desabilitado).
O foco é o temperamento, que está relacionado à forma de cada um reagir às situações, e é um dos componentes que formam o conjunto da personalidade.
Além de informações sobre a distribuição dos tipos de temperamento, serão analisadas as possíveis associações destes com diversas características de personalidade e comportamentos. Os resultados não permitirão tirar conclusões sobre causas de problemas psicológicos ou psiquiátricos, mas os indícios relevantes obtidos servirão para direcionar futuros esforços de pesquisa que possam trazer evidências consistentes. Por outro lado, encontrar uma associação forte entre diferentes medidas pode ser útil para o raciocínio clínico dos profissionais da área de saúde.

 

Instituições no Ceará com experiência em pesquisas baseadas na web podem vir a auxiliar o poder público e até mesmo instituições privadas no aperfeiçoamento dos usos da rede.

Ter idade igual ou superior a 18 anos. Você deverá informar um e-mail e senha, preencher um pequeno cadastro sem identificação nominal, e aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e submetê-lo eletronicamente, clicando em "Aceitar".
Cheque sua caixa de anti-spam primeiramente, pois alguns provedores bloqueiam emails. Você define sua senha diretamente na tela de cadastro. Caso esqueceu sua senha, você pode gerar uma nova no menu ACESSO, clicando em "Esqueceu sua senha". A nova senha será enviada para seu e-mail.
Sim, mas a iniciativa de realizar uma pesquisa relacionada à Psiquiatria e Psicologia através da internet é pioneira no norte-nordeste do Brasil e acompanha uma tendência mundial de acrescentar o uso da web como ferramenta de estudo a serviço de diferentes áreas do conhecimento.
Dependerá da metodologia utilizada, da adequação ao objeto de estudo e de alguns fatores, dentre os quais, citamos: motivação; importância atribuída pelo indivíduo para completar os instrumentos atentamente; mecanismos para identificar atenção reduzida dos respondentes; garantia de anonimato dos respondentes, possibilitando respostas mais confiáveis em domínios específicos, como uso de drogas e sexualidade; uso de questionários e escalas previamente validados. Dada a crescente difusão da internet na população, permite-se o acesso a grandes amostras de locais diversos e distintas características sociodemográficas, o que, inclusive, pode minimizar distorções que influenciariam o resultado de pesquisas em amostras menores.
SIM e não há prejuízo na hipótese de desistência. Caso tenha concluído a participação e deseja desistir, envie solicitação de desistência por email, clicando em "Fale conosco" no menu superior. Ao recebermos a solicitação, suas respostas serão apagadas e, portanto, seus dados não serão utilizados. Se não respondeu a todas as perguntas ainda, os dados gerados previamente serão perdidos após cinco dias, a contar do primeiro módulo concluído.
Ao acessar a área de pesquisa, você responderá a questionários específicos sobre temperamento, mas também serão feitas perguntas relacionadas a suas emoções, pensamentos e comportamentos, abordando diversos temas (por exemplo, sobre humor, hábitos, impulsos, sexualidade, dentre outros).
Ao longo das etapas, o participante será esclarecido de resultados de alguns testes e/ou receberá informações úteis para o publico em geral.
NÃO. Somente profissionais realizam diagnóstico e devem fazê-lo com a presença da pessoa. Questionários servem para sistematizar/organizar as perguntas sobre determinado problema e, quando respondidos com sinceridade, precisão e atenção, o número de pontos de alguns deles podem aumentar a suspeita algum problema, mas, neste caso, recomendaremos que o participante busque uma avaliação especializada.