Informações úteis

No Brasil, há um conjunto de serviços de saúde mental que integram o Sistema Único de Saúde-SUS. Conheça seus direitos e como deve funcionar a rede de assistência em http://portalsaude.saude.gov.br

O Ministério da Saúde possui ainda materiais educativos sobre temas diversos em saúde, os quais podem ser acessados no site do Departamento de Atenção Básica (http://dab.saude.gov.br/portaldab/dab.php).

Se a pontuação obtida em algum dos questionários indicou uma probabilidade aumentada de transtorno mental, recomendamos buscar avaliação médica especializada. Trazemos aqui alguns links relevantes para facilitar a sua busca por avaliação.

Rede de Atenção Psicossocial-RAPS do Sistema Único de Saúde-SUS

O Sistema Único de Saúde possui um conjunto de serviços específicos para o atendimento em saúde mental, tanto ambulatoriais como para o atendimento de emergência e internação. Dentre estes, destacam-se os Centros de Atenção Psicossocial, que são serviços de atenção a transtornos mentais psiquiátricos graves e persistentes. Há os CAPS I, II e III (público adulto e transtornos diversos, exceto álcool e outras drogas), os CAPS AD (para os transtornos relacionados ao álcool e outras drogas) e os CAPS i (para menores de idade).

Saiba mais...

- Rede Atenção Psicossocial no Brasil

- Lista de CAPS nos diferentes estados brasileiros

Associações de Familiares e Pacientes

Algumas associações visam difundir informações sobre um tipo de Transtorno Mental, dar orientações para cuidadores, lutar por direitos dos pacientes e diminuir o preconceito que atinge a estes. Conheça algumas destas associações:

- Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos-ABRATA

- Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia-ABRE

- Associação Brasileira de Déficit de Atenção-ABDA

- Associação Brasileira de Autismo

Centro de Valorização da Vida-CVV

É uma das organizações não governamentais mais antigas do Brasil. Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional por telefone, chat, skype ou email. Em algumas cidades, há também atendimento presencial. Voluntários treinados se colocam disponíveis para uma conversa de ajuda a fim de evitar o cometimento de suicídio.
http://cvv.org.br/site/index.php

Grupos de mútua ajuda

São grupos em que pessoas com um mesmo tipo de problema se reúnem com objetivo de partilhar experiências e fortalecer-se mutuamente em relação ao problema que é foco de atenção. Conheça alguns destes grupos

- Alcoólicos Anônimos

- Narcóticos Anônimos

- Jogadores Anônimos

ABP Comunidade

Contém esclarecimentos sobre Depressão, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, suicídio, dentre outros temas: http://www.abpcomunidade.org.br/site/?page_id=311

Tratamento do tabagismo

Tratamento do tabagismo. Consultar locais em:

- Instituto Nacional do Câncer

NAMI

Núcleo de Atenção Médica Integrada-NAMI da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, que presta assistência em diversas especialidades médicas e em Psicologia a pacientes do SUS. Não realiza atendimentos em Psiquiatria.

Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Saúde mental Prof. Frota Pinto

Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Saúde mental Prof. Frota Pinto realiza atendimentos psiquiátricos e psicoterapia

Ambulatório de Psiquiatria e Psicossomática do HUWC

Ambulatório de Psiquiatria e Psicossomática do Hospital Universitário Walter Cantídio-HUWC da Universidade Federal do Ceará-UFC. Realiza atendimentos psiquiátricos e psicoterapia.